Quem dobra o seu Paraquedas?
Chega o primeiro mês do novo ano e com ele vem as promessas e as metas pessoais e profissionais inerentes a qualquer dinâmica de ciclo novo que se inicia. Projetamos e levamos nosso pensar rumo ao futuro e nos distanciamos e/ou desconectamos das pessoas e das situações que fazem as ações do hoje alcançarem as metas do amanhā. Um trabalho de time vai muito além do trabalho em conjunto para se alcançar uma meta. Trata-se de reconhecer, valorizar e confiar nas contribuições muitas vezes invisíveis de outras pessoas, que são essenciais para a nossa existência.
A história do piloto de jatos, Charles Plumb sobre quem dobrou seu pára-quedas, me fez avaliar a força silenciosa do trabalho em time, de que nossas conquistas não são frutos de ações individuais, mas sim, o resultado do esforço coletivo, da cooperação e da confiança nas habilidades de uns com os outros.
"Quem dobrou seu pára-quedas?"
Charles Plumb, um soldado americano que voava jatos durante o conflito do Vietnã, um dia teve seu avião atingido por um míssil. Ejetado do jato, acionou seu pára-quedas e, em solo, foi capturado, ficando preso por 6 anos. Apesar de estar na prisão, ele teve a sorte de sobreviver. Um dia, em um restaurante, foi abordado por um estranho que o reconheceu e se apresentou como sendo o marinheiro que dobrava seus pára-quedas. Naquela noite ele só pensou:
“Quantas vezes pude ter visto aquela pessoa e não ter dito sequer um bom dia? Aquele marinheiro ficou por muitas horas, dias, fazendo seu trabalho, que ia além de dobrar perfeitamente um pára-quedas."
E o que essa introdução inspiradora tem a ver comigo e com o início de mais um ano?
O sucesso dos nossos esforços está muitas vezes nas mãos daqueles que nos apoiam silenciosamente.
Todos nós temos os “dobradores" de pára-quedas” em nossas vidas – são os nossos ’salva-vidas' físicos e emocionais que nos apoiam em nosso caminhar para alcançarmos aquilo que queremos. Sāo os responsáveis por, silenciosamente, fazer o nosso dia-a-dia mais seguro, mais agradável e de maior sucesso. São os nossos colegas e equipes de trabalho que agem para alcançar as metas; os nossos familiares que oferecem o maior apoio incondicional para que as dinâmicas da vida sigam fluindo, os mentores que nos orientam, os amigos que nos motivam entre muitos outros.
Nos desafios diários das nossas vidas, muitas vezes perdemos o que é importante e assumimos como default muitas outras coisas. Mas que não são. Reconhecer e valorizar aqueles que nos apoiam, tanto na vida profissional como pessoal, permite uma forma mais empática e eficaz de se viver em comunidade. Considere expressar sua gratidão aqueles que dobram seus pára-quedas durante sua jornada. Tenho certeza de que este gesto de gratidão, além de fortalecer seus relacionamentos, será um impulsionador para os trabalhos de colaboração.