Os Valores Inegociáveis
Até onde você aceita ir para atingir seus objetivos? E quais são os seus valores que você não abre mão independentemente da situação?
Afinal o que são valores? Pelas minhas palavras, os valores são nossas bússolas internas que nos guiam para as nossas ações, para as tomadas de decisão, para nossas priorizações, para nossos comportamentos e interação com outros indivíduos de maneira a nos satisfazer. Em resumo “o que eu faço é a expressão do que é valioso para mim”.
De onde eles surgem? Esses valores começam a surgir desde que somos muito pequenos, transmitidos pela convivência junto de nossos pais, avôs e avós, tios, professores, enfim, todos aqueles adultos que ocuparam algum lugar de referência e nos ensinaram com gestos e palavras. À medida que vamos crescendo, começam a surgir as crenças, os autoquestionamentos e a dúvida sobre alguns valores.
Os questionamentos surgem não apenas sobre os nossos valores e crenças, como também, passa a ser seletivo sobre o círculo familiar e de amizades. À medida que tomamos consciência de nossos valores, faz muito mais sentido, e fica muito mais fácil dizer ‘sim’ e ‘não’ e validar a nossa tomada de decisão.
Reflita sobre quem você é e sobre quem você deseja ser e avalie se os seus valores e suas ações estão realmente sintonizados. Sua resposta dirá muito sobre os seus resultados.
E eu lhe pergunto, quais são os seus valores inegociáveis? Até onde você aceita ir para atingir seus objetivos?
Que valores você tem consciência e prioriza na sua vida? Quais são seus valores que você não abre mão independentemente da situação?
A todo momento somos expostos a uma situação de prova dos nossos valores. Ter clareza dos seus top 3 valores inegociáveis é como saber de memória os números do seu RG, do seu celular e do peso que nasceram seus filhos. Saber seus valores pessoais inegociáveis podem te ajudar a guiar a sua vida e te fazer entender por que deve seguir um caminho e não o outro.
Portanto, tenha claro o que você não vai abrir mão, pois é tudo aquilo que não tem preço. Vai além disso, são conjuntos de atitudes e posturas diante da vida que são inegociáveis.
Por estarmos em diferentes níveis de evolução e conhecimento, cada pessoa valoriza mais alguns princípios (valores) que outros. De maneira consciente ou não, nossos valores se manifestam diariamente na nossa forma de pensar, de falar, de agir, de nos relacionar e até mesmo na forma de andar e de se expressar.
Por isso é de tamanha importância ter bem definido essa escala de valores, não necessariamente ser rígida ou inflexível, porém ter claro as referências e quais são os valores inegociáveis, que não abro mão.
Se há algo que na vida vivenciei e aprendi é que ponto de vista podemos discutir e até, mudar. Porém os valores, AH!, estes são inegociáveis e fazem parte da minha expressão.
Independente do meu ou do seu valor, temos os valores éticos que representam os princípios gerais que devem orientar as pessoas em seu convívio social. Respeite o valor do outro, para que o seu também seja respeitado.
Pense nisso!