Como encontrar seu Ikigai?
Dentre os muitos materiais estudados, compartilho a célebre reflexão do psicologista Húngaro–Americano, Mihaly Csikszentmihalyi, autor do livro The Work, sobre a semelhança do Ikigai com o conceito de “Flow”. Para ele flow é quando você entra em “zone” como os atletas super profissionais.
Para mim, entrar em flow é permitir que minhas habilidades sigam o meu automático, sem que eu tenha que pensar e que a sensação de flutuar por alguns instantes me deixem em “transe”, quase que em um grau de inconsciência e em um silêncio profundo.
“Flow is when my mind is empty, no thinking, just feeling”
(Csikszentmihalyi, 1990).
Como encontrar o seu IKIGAI, de forma simples e direta.
1. Encontre o que você ama
Iniciando pelo topo do diagrama, o primeiro e eu diria o componente essencial, que é a sua razão de viver, sua paixão, o núcleo do ikigai. É um pré-requisito e sem ele, afirma-se que você realmente não encontrou sua razão de viver.
2. Reflita sobre o que você é bom
Movendo-se para o lado esquerdo do diagrama, encontramos o componente “o que você é bom”.
Tem a ver com habilidade? Sim e Não. Para mim, que já tenho uns Km de caminhada, vejo que há uma interdependência entre paixão e habilidade. O ideal seria ter este talento / habilidade natural com o prazer em desenvolver a tarefa.
No entanto, para alguns de nós, podemos estar apenas no início de uma longa jornada, e nossas habilidades ainda são um desafio, ainda estão em processo de amadurecimento e evolução. Isso não significa que temos que parar de perseguir nossos sonhos, não é?
Certamente não! Nesse caso, amar o que você faz é tudo o que você realmente precisa para uma vida longa e feliz. Então, ajuste o que a habilidade pode te oferecer para te servir nesta caminhada de mãos dadas.
E lembre-se que o que você busca é uma jornada para viver, sentir, se realizar no caminho e não se matar para pensar em cruzar a linha de chegada, pois este momento pode não acontecer (pense nisso).
3. Identifique o que o mundo precisa
Agora vamos pular para a posição das três horas, “O que o mundo precisa”. Ou, talvez, uma expressão mais apropriada seja: “Que diferença você quer fazer no mundo?”
Existe algo sobre a maneira como o mundo funciona que você deseja causar impacto ou que deseja mudar?
Nesse caso, você deve se perguntar o que pode fazer para essa mudança, ou seja, sua missão na vida. Muito provavelmente, isso estaria de acordo com sua paixão e suas habilidades.
Seu ikigai depende inteiramente de você e o que o mundo realmente precisa é que você siga seu ikigai.
4. Faça o que você pode ser pago
O último componente é “Pelo que você pode ser pago”.
Um dos componentes com opiniões divergentes. Para uns, ser pago por seus talentos ou habilidades e paixões para tornar o mundo um lugar melhor e certamente o mais doce dos doces. Já para outros, quantificar um esforço voluntário para realizar algo difícil e valioso, é uma tarefa necessária, porém árdua.
Enfim, fácil ou difícil, doce ou amargo, o último componente para se encontrar o seu IKIGAI sugere que você possa oferecer suas sementes através de suas habilidades/talentos pessoais ao Mundo. Quanto valem suas sementes?
Espero que o material tenha dado ideias simples de como você pode encontrar seu Ikigai e de familiarizar com o conceito de encontrar a sua alegria, sua razão de viver nas atividades do dia a dia. E lembre-se YOU’re ENOUGH!