Você tem MEDO de Mudança?

Se você tem, você não é a única e não está sozinha!

Desconstruindo o Medo. 

Medo é um tipo de emoção que nos acomete sobre algo desconhecido. Do que ainda não se viveu e está por vir. 

E mudar? Mudar pode ser:  

  • Novo emprego,

  • Nova casa / nova escola/ nova vizinhança/ um país

  • Um novo relacionamento ou uma mudança de estado civil

  • Ter um filho: Essa com certeza é uma mudança extraordinária, já que ter um filho é algo para a vida toda, e com certeza é uma das transformações que mais podem causar medo e ansiedade nas pessoas. 

Pois bem, várias coisas podem acontecer a qualquer momento, e o fato de mudar é sair da zona de conforto, que por si só, gera um desconforto.  

Eu costumo dizer que sair da zona de conforto inconscientemente pode te gerar medo/ansiedade pois geramos os pensamentos “E se / E se”. E a maioria dos “E se” já são negativos... que não deixa de ser uma projeção de uma nuvem de pensamentos negativos, como descreve a escritora norte-americana Byron Katie, criadora e autora do programa The Work – cuja abordagem principal é identificar os pensamentos que nos causam sofrimento. 

A zona de conforto consciente pode te levar a uma abordagem motivacional, inovadora e positiva. Como uma Coach, e praticante do positive emotion, compartilho algumas práticas para quando estes momentos se aproximarem da sua mente. Confira as dicas ☺

  • Reconheça suas emoções (independente de positivas ou negativas). Não há nada mau em sentir medo, tristeza, raiva – são emoções e assim como chegaram elas se vao. É importante nomeá-las. Quando crianças sabemos exatamente o que sentimos. Crescemos e nos desconectamos do sentir. Deixo uma roda das emoções para irmos treinando e se possível ampliando o nosso vocabulário do sentir. 

  • Bata um papo com sua emoção! Sobretudo quando são as emoções da sombra. Ir ao seu encontro, exige preparação e consciência para encontrar a luz e autocura.

  • Compartilhe seu problema/sua inquietude com outras pessoas. Com certeza seu problema não é único e exclusivamente seu. O fato de se expressar, é um analgésico e um potente auto direcionador de quais caminhos seguir. No início, se não conseguir compartilhar, escreva no seu caderno “Journal” (exclusivo para suas notas).

  • Traga ao pensamento a visualização da mudança, da nova situação, com o máximo de detalhes possíveis. Permita-se, sentir as novas emoções e descrever mentalmente.

Todas as mudanças transformacionais exigem preparo, cautela, controle e inteligência emocional para que as oportunidades sejam visualizadas e se sobressaiam. No meu processo de Desenvolvimento Pessoal a chave é o autoconhecimento, o contato do seu Eu-Persona, para fortalecer seus talentos, refletir e aprender com as sombras.  No Desenvolvimento ou Transição de Carreira, a chave é alinhar a sua essência com as suas escolhas profissionais e se comprometer com suas decisões e/ou mudanças para realizar o seu objetivo de Vida. 

Minhas mudanças transformacionais vieram de diferentes trabalhos de capacitação ao longo dos últimos anos e tem sido um potente auto-healing. Caso você ainda não me conhece, leia mais ‘sobre mim’ e entenderá que mudar é sempre uma oportunidade de começar outra vez

“Nunca é tarde para Mudança”

 “Embrace the Change”

Maite Uralde

Maite Uralde es la diseñadora gráfica, emprendedora digital y blogger apasionada detrás de maiteuralde.com. En su blog encontrarás artículos con tips, consejos y recursos descargables sobre diseño e identidad, redes sociales y emprendimiento. 

http://www.maiteuralde.com
Anterior
Anterior

Como encontrar seu Ikigai?

Próximo
Próximo

Como Planejar sua Transição de Carreira